• Fone 11 3862.0833
zumbido_small

PROGRAMA DE SUPORTE AO PACIENTE COM ZUMBIDO

Uma pesquisa recente com moradores da cidade de São Paulo mostrou que 22% dos entrevistados apresentam zumbido. (Braz J Otorhinolaryngol. 2015)

Tendo em vista o forte impacto que o sintoma pode ter na qualidade de vida de alguns indivíduos, um programa de suporte e acompanhamento do paciente muitas vezes torna-se essencial para a melhora do sintoma.

Com o nosso Programa de Suporte ao Paciente com Zumbido, assim como outras abordagens terapêuticas, conseguimos ajudar os nossos pacientes, fundamentado em dois princípios: Aconselhamento e Terapia Sonora.

Pacientes com Zumbido
20%

Aconselhamento

Pode ser útil para ajudar o paciente a desenvolver estratégias de sucesso, reduzir a angústia e modificar o comportamento. Quando efetivo, pode ajudar a abrir novas possibilidades, aumentar a consciência e melhorar a qualidade de vida.

Em alguns casos, somente aconselhamento é suficiente para esclarecer e aliviar os sintomas do paciente. Em outros, deve-se associar o aconselhamento com alguma estratégia de enriquecimento sonoro.

Terapia Sonora: a maioria dos pacientes refere que a presença de ruídos de fundo ou música é útil para promover alivio do zumbido. Estes sons podem servira para:

  • Mascarar o zumbido;
  • Reduzir a intensidade do zumbido;
  • Distrair a atenção do paciente em relação ao zumbido.

Nossos geradores de som de mesa e travesseiros com alto-falantes podem ser utilizados para terapia sonora em pacientes com zumbido.

Ampliação

Pacientes com zumbido geralmente tem também algum grau de perda auditiva. Assim, muitos pacientes melhorarão também sua comunicação com o uso de um aparelho auditivo. Em alguns pacientes somente o aparelho auditivo já ajudará a diminuir a percepção do zumbido, pois melhoram a comunicação, reduzem o estresse e amplificam o ruído de fundo (de baixa intensidade), que pode ser útil para mascarar, habituar e distrair.

Caso isso não ocorra e o paciente necessite de um gerador de som, uma combinação entre o aparelho auditivo e o gerador pode ser considerada.

Há uma grande variedade de tipos e modelos de aparelhos auditivos que podem ser utilizados para esta finalidade, desde retroauriculares, receptores de canal e até mesmo aparelhos customizados.

Geradores de Som para Terapia Sonora